Apr 18, 2018
Ludwig Krippahl é Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT), onde desenvolve investigação na área da bioinformática, especificamente na aplicação de técnicas de Inteligência Artificial a problemas da esfera da biologia. Mantém, há largos anos, o blog Ktreta (https://ktreta.blogspot.pt/)
Esta é a segunda parte da conversa com Ludwig Krippahl. Podem encontrar a apresentação do convidado e a minha opinião geral sobre conversa no episódio da semana passada e no texto que acompanha este episódio.
Nesta segunda parte da conversa, falámos sobre dois temas: Deus e religião, que já tínhamos encetado no episódio anterior, e igualdade de género.
Foi uma conversa que valeu bem a pena! Aliás, se há coisa que se pode dizer com certeza sobre Ludwig Krippahl, é que traz uma perspectiva original e sustentada em relação a qualquer um dos temas. Embora não, como verão, necessariamente consensual.
São temas, na verdade, que não estão - pelo menos, directamente
- relacionados com a área de especialização do convidado, que é
Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade
Nova de Lisboa (FCT), onde desenvolve investigação na área da
bioinformática, especificamente na aplicação de técnicas de
Inteligência Artificial a problemas da esfera da biologia.
Por quê, então, estes temas de conversa? É que o convidado mantém,
há largos anos, o blog Ktreta (https://ktreta.blogspot.pt/) - o
título provocador, aliás, já é um bom teaser para a conversa! - no
qual aplica a racionalidade científica da sua área de formação na
análise crítica de temas muito diversos: da ciência à religião,
passando pela política, direitos de autor, igualdade de género,
entre muitos outros.
Essa racionalidade, aliás, associada a um espírito argumentativo, mas pedagógico, é, na minha opinião, simultaneamente rara e impressionante. Foi, por isso, um privilégio, mas também um enorme gozo, conhecer e conversar com o Ludwig sobre estes temas.
Ligações:
Biografia detalhada: Ludwig Krippahl é professor auxiliar no Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT), e membro do Centro para a Inteligência Artificial CENTRIA. É licenciado em Química Aplicada, Mestre em Inteligência Artificial Aplicada e Doutor em Bioquímica Estrutural pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT). Mantém o blog Ktreta, onde aprofunda diversos temas muito diferentes entre si.