Dec 12, 2018
Daniel Oliveira é jornalista, foi dirigente do Bloco de Esquerda e é um activista e comentador político reconhecido, ligado à Esquerda, assumindo-se como “social-democrata”, na acepção original do termo. Mais recentemente, tem-se dedicado também ao podcast ‘Perguntar não Ofende’, que aproveito para recomendar. É um programa de entrevistas / conversas, não muito diferente do formato do Quarenta e Cinco Graus, mas com um âmbito mais restrito, uma vez que se centra quase exclusivamente em temas e convidados ligados à política.
Este é o segundo episódio da série de conversas que estou a gravar sobre Ideologias Políticas (ou Orientações Políticas, se preferirem). Podem encontrar num episódio que publico separadamente deste, uma introdução a esta série: incluindo a minha motivação para a gravar, a lógica subjacente à escolha dos convidados e uma descrição da minha própria orientação política.
O convidado deste segundo episódio é
Apoie o podcast a partir de 2€!
https://www.patreon.com/quarentaecincograus
Inquérito de feedback dos ouvintes:
https://pt.surveymonkey.com/r/GNWLB97
Agradecimentos a patronos do podcast:
Gustavo Pimenta; João Vítor Baltazar; Salvador Cunha; Ana Mateus;
Ricardo Santos; Nelson Teodoro e Paulo Ferreira
João Gil; Vasco Sá Pinto; “Falcão Milenar”; David; Pedro Vaz; Luís
Ferreira; Helena Teixeira; André Gamito, Rui Baldaia; Henrique
Pedro; Manel Lagarto; Rui Carrilho
Links:
Podcast do convidado:
https://www.perguntarnaoofende.pt/
Bio: Começou como jornalista em 1989, tendo passado pelas redacções do "Século", "Diário de Lisboa", "Já", "Vida Mundial" e "Diário Económico". Participou, como jornalista, editor e autor, em seis programas diferentes da RTP. Em 1998, venceu o prémio revelação Gazeta, do Clube dos Jornalistas. Experimentou, por um ano, ser publicitário. Foi, às vezes, dirigente partidário e mantém, fora ou dentro de movimentos políticos, ativismo cívico. Tem esta coluna no "Expresso", participa nos programas "Eixo do Mal", na SIC Notícias, e "Sem Moderação", do canal Q, e faz um podcast semanal de entrevistas “Perguntar Não Ofende". Com 48 anos, é alfacinha apaixonado, português sem orgulho nem vergonha e acredita que isto ainda vai melhorar.