Preview Mode Links will not work in preview mode

Mar 7, 2018

Luís Cabral é professor de Economia na New York University (NYU), nos EUA, onde ensina microeconomia e análise da concorrência. Luís Cabral é, além disso, o investigador português em economia mais reputado, segundo um ranking desenvolvido por investigadores da Universidade do Minho, com investigação ligada aos aspetos dinâmicos da concorrência entre empresas. Como se isso não bastasse, Luís Cabral tem uma origem invulgar, pois é descendente de uma família ligada às artes, da qual fazem parte dois importantes nomes da pintura portuguesa, Roque Gameiro e Martins Barata. Ora, nos últimos anos, o convidado tem-se ele próprio dedicado à pintura -- no episódio falamos disso mesmo, e da relação com a sua actividade principal.

Ao preparar esta conversa, e mesmo durante a gravação, estive indeciso em relação ao rumo a tomar. Teria sido, certamente, interessante abordar a investigação do convidado (efeitos sobre a concorrência entre empresas de curvas de aprendizagem, efeitos de networking, I&D e reputação), uma vez que é dos maiores especialistas na área a nível mundial. No entanto, como este é o primeiro episódio em que converso especificamente sobre a Ciência Económica - é o 2º sobre economia, mas o episódio com Pedro Braz Teixeira focou-se sobre questões concretas - acabei por achar mais interessante aproveitar a presença de alguém que pensa a Ciência Económica para falar das bases da disciplina -- o que, parecendo mais superficial, deu uma óptima conversa, sobretudo por mérito do convidado, que mostrou ser também um pedagogo, capaz de explicar em traços simples conceitos complexos.

Biografia detalhada: Luís Cabral é doutorado pela Universidade de Stanford (1989), licenciado em Economia pela UCP e tem o mestrado na mesma área pela UNL. É, actualmente, Professor de Economia na NYU e na AESE, tendo sido docente nas universidades: Nova de Lisboa, London Business School, London School of Economics, Berkeley, Yale, IESE.  Actualmente, ocupa a cátedra Paganelli-Bull de Economia na New York University. É Research Fellow do Centre for Economic Policy Research (CEPR). Foi Presidente da European Association for Research in Industrial Economics (EARIE), membro do Grupo de Conselheiros Económicos do Presidente da Comissão Europeia, e consultor de múltiplas organizações públicas e privadas. Foi consultor de várias organizações, dos New York Mets à OCDE, da Pfizer a vários governos de Portugal, destacando-se o trabalho no litígio Airbus-Boing entre 2005 e 2009. s suas áreas de investigação versam sobre os aspetos dinâmicos da concorrência entre empresas (learning curves, network effects, R&D, reputation). É autor do livro “Introduction to Industrial Organization”, publicado pela MIT Press, traduzido em 7 línguas e adotado por universidades em dezenas de países.