Preview Mode Links will not work in preview mode

Feb 13, 2018

Neste episódio, estou à conversa com Paulo Castro.

O convidado é investigador no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e tem como principais temas de investigação o conceito de Euritmia e a relação entre livre arbítrio e as leis da natureza. Para além disso, tem investigado também temas como Física Quântica e Inteligência artificial.

Aliás, o meu ponto de partida para esta conversa era o objectivo de, simultaneamente, obter uma perspectiva vinda da filosofia da ciência sobre os temas levantados pela Inteligência Artificial – depois da conversa com Arlindo Oliveira – e, de caminho, trazer um filósofo ao podcast, o que era uma vontade antiga.

Este episódio acabou por ser, talvez, a mais conversacional das conversas que gravei, visto que falámos de muitos temas que foram surgindo na conversa. Por exemplo: a função da filosofia da ciência e a sua relação com as ciências, Inteligência Artificial, consciência, Darwinismo, o papel da economia na actualidade, progresso tecnológico, entre outros. No final, claro, sobraram mais perguntas do que respostas – mas, afinal, não é essa a vantagem de convidar um filósofo?  

Biografia detalhada: Paulo Castro é licenciado em Antropologia pela UNL e Doutorado em Filosofia pela ULHT, tem como principal tema de investigação a relação entre livre arbítrio e as leis da natureza. Interessa-se também por fundamentos de Física Quântica, Inteligência artificial, Filosofia da Matemática e Pedagogia da Ciência. Publicou em 2014 a tese de doutoramento "A Epistemologia da Escolha. Sobre a possibilidade da simulação artificial da inteligência humana"