Preview Mode Links will not work in preview mode

Oct 14, 2017

António Araújo é, actualmente, entre outras ocupações relevantes, director de publicações da FFMS e editor do blog Malomil. É, além disso, o convidado ideal para compreender este tema, pois junta atributos que não costumam coincidir na mesma pessoa: por um lado, com formação em Direito e doutoramento em História, para além de estudioso destes temas, conhece bem o sistema partidário e político português. Por outro lado, o que não é comum, é também alguém atento à evolução da sociedade, no que diz respeito quer à moral da população quer aos seus hábitos de entretenimento; tudo factores que influenciam inevitavelmente as preferências políticas dos cidadãos

Conversámos a propósito do seu livro Da Direita à Esquerda. O livro aborda a evolução das culturas de direita e de esquerda em Portugal, ao longo das últimas décadas. Falámos, portanto, sobre a sociedade e a evolução dos seus hábitos e valores, mais do que propriamente de ciência política e ideologias. Isto porque são, na essência, esses valores e práticas que influenciam a evolução das ideias políticas e do próprio sistema político.

A tese principal do livro Da Direita à Esquerda – embora este apresente várias outras conclusões relevantes – é de que existem hoje muitas afinidades ocultas entre direita e esquerda, afinidades essas que os conflitos que vão preenchendo os noticiários procuram, muitas vezes, e de certa forma, camuflar.

Apoie o podcast a partir de 2€!
https://www.patreon.com/quarentaecincograus

(sonoplastia com a colaboração de Luís Ferreira)